Almôndegas de Vitelo ao Molho de Tomate



Almôndegas de Vitelo ao Molho de Tomate

Tempo de Preparo - 1 hora e 30 minutos
Rendimento 6 porções

Ingredientes:
 
Para as almôndegas:

1 pão francês amanhecido ou 2 fatias de pão de fôrma sem casca
¼ de xícara de água
250 g de pernil de vitelo moído
1 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho bem picado
¼ xícara de salsinha picada
¼ xícara de queijo parmesão ralado
2 ovos
azeite de oliva
pimenta-do-reino
sal


Para o molho de tomate:


2 dentes de alho bem picados
1 cebola em cubos miúdos
2 xícaras de polpa de tomate ou de tomate sem casca picado
1 ramo de alecrim
azeite de oliva
sal


Modo de preparo:
 
Esfarele o pão, coloque em uma tigela grande com a água e deixe descansar por 5 minutos. Junte a carne, a cebola, o alho, a salsinha, o queijo, o ovo, 2 colheres (sopa) de azeite, o sal e a pimenta e misture apenas o bastante para incorporar os ingredientes (quanto menos se trabalhar a mistura, mais macias ficarão as almôndegas). Molde cerca de 50 almôndegas miúdas, com no máximo 1,5 cm de diâmetro e espalhe sobre uma assadeira grande untada com azeite.

Aqueça o forno a 180ºC (médio) por uns 10 minutos, asse as almôndegas por cerca de 15 minutos, até que estejam douradas (se quiser, guarde na geladeira por até 24 horas e aqueça no forno antes de servir). Passe as almôndegas para a tigela de servir.
 
Aqueça um fio de azeite em uma panela média e doure ligeiramente a cebola. Junte o alho, espere perfumar, acrescente o tomate, o alecrim, uma pitada de sal e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até que o molho esteja saboroso. Acerte o sal, descarte o alecrim e despeje sobre as almôndegas.